Esportes

Sai segunda-feira a seleção da
região da Série A-1 Paulista

DANIEL LIMA - 03/03/2023

O futebol do Grande ABC encerra neste final de semana participação na fase classificatória e de rebaixamento da Série A-1 Paulista, o principal campeonato estadual do País. E o resultado é melhor do que o esperado: São Bernardo e Água Santa, que se enfrentam o Estádio Primeiro de Maio neste domingo, estão classificados às quartas de final. E o Santo André, que enfrenta o Corinthians neste sábado noite na Neo Química, está livre de rebaixamento.  

Nesta segunda-feira vamos publicar o que chamo de Sãosanta, a junção das três equipes na formação da Seleção do Grande ABC. A equipe regional terá o domínio de jogadores do São Bernardo. Resta saber se seriam seis ou sete entre os 11. Na primeira avaliação, há quase 30 dias, havia menos desequilíbrio entre os representantes das três equipes.  

O São Bernardo é a grande surpresa da competição. Dos 60 pontos conquistados pelo Grande ABC, 26 foram obtidos pelo São Bernardo, 20 pelo Água Santa e 14 pelo Santo André. O São Bernardo só fica atrás do Palmeiras na classificação geral, e mesmo assim por diferença de um único ponto. 

PRIMEIRO EM JOGO  

Na rodada deste domingo há possibilidade de o São Bernardo chegar em primeiro lugar porque joga com o Água Santa enquanto o Palmeiras enfrenta o Guarani em Campinas. As duas equipes têm o mesmo número de vitórias e de saldo de gols, critérios imediatamente subsequentes em caso de igualdade de pontos.  O terceiro critério de desempate é o número de gols marcados.  

Ou seja: se o Palmeiras e o São Bernardo terminarem em igualdade de pontuação, o São Bernardo será o mandante do jogo-único do mata-mata entre as duas equipes. Desde, claro, que o São Bernardo não ceda a vantagem de gols que acumulou até agora: 21 contra 18 do Palmeiras.  

O Água Santa de Diadema, com 20 pontos, seis vitorias, 12 gols a favor e nove contra, vai enfrentar o São Paulo nas quartas de final. As duas equipes estão empatadas na classificação, no número de vitórias e também no saldo de gols.  

FUTURO EM JOGO  

O São Paulo joga com o Botafogo em Ribeirão Preto. O resultado é decisivo para as duas equipes: o Botafogo quer chegar às quartas de final (está empatado com o Santos com 14 pontos, tem uma vitória a mais, mas perde no saldo de gols) já garantida pelo líder Red Bull Bragantino. E o São Paulo, já classificado, quer ficar à frente do Corinthians numa eventual disputa na fase semifinal, porque somaria mais pontos durante a competição. Claro que para isso teria de passar pelo Água Santa em jogo que poderá ser realizado em Diadema, caso na rodada deste domingo o Água Santa se desgrude do São Paulo na classificação e suas variáveis de desempate.  

As duas equipes têm 20 pontos e seis vitórias. No saldo de gols, terceiro critério de desempate, o São Paulo leva vantagem: marcou 20 gols e sofreu nove, contra 12 gols a favor e nove contra do Água Santa.  

Seria praticamente impossível uma campanha melhor para as equipes da região, exceto se o Santo André somasse mais que os 14 pontos até agora, com saldo negativo de três gols. Mesmo assim dificilmente passaria à próxima etapa.  

São Bernardo e Santo André disputam o mesmo grupo e teriam de eliminar o favoritíssimo Palmeiras para que o Grande ABC tivesse o trio na próxima fase. Somente os dois primeiros colocados dos quatro grupos classificatórias chegam às quartas de final.   

MELHOR CAMPANHA  

A campanha da região é a melhor da história. Pela terceira vez neste século contamos com três representantes na competição (esse mesmo trio no ano passado e anteriormente com o São Caetano no lugar do São Bernardo) e jamais emplacamos dois representantes na primeira fase de mata-mata.  

O total de pontos alcançados até agora é impactante. No ano passado, as três equipes somaram apenas 42 pontos na primeira fase. Naquela temporada, as três equipes disputaram possíveis 99 pontos, o que significou produtividade de 42,42%. Nesta temporada, são 102 pontos e os 60 já alcançados representam aproveitamento de 58,82%.  

Em situação normal de pontuação, cada equipe disputaria 36 pontos, resultado de enfrentamento a 12 adversários na fase de classificação. Os confrontos diretos nesta temporada (Santo André x Água Santa e São Bernardo x Água Santa) reduzem o total de pontos gerais a 102.  

No ano passado, como as três equipes disputaram grupos diferentes, houve desconto de nove pontos do total de 108. Afinal, quando há clássico são apenas três pontos possíveis ao somatório geral.  

GRANDE CAMPANHA  

O desempenho do São Bernardo na fase classificatória foi além do imaginado, mesmo se reconhecendo desde as primeiras rodadas as fortes possibilidades de classificação de uma equipe bem-organizada e competitiva. As oito vitórias em 11 jogos consolidaram um sistema de jogo em que o adversário não tem trégua na marcação e corre sérios riscos nos arranjos ofensivos.  

O São Bernardo teve três confrontos com grandes equipes que confirmaram a evolução consistente na competição, como se já não fosse possível imaginar bons resultados depois da conquista da Série D do Campeonato Brasileiro do ano passado.  

O empate com o Santos e as vitórias contra Corinthians e São Paulo colocam o São Bernardo como adversário desafiador ao Palmeiras. Não houve confronto entre as duas equipes na fase classificatória porque o regulamento da Federação Paulista de Futebol estabelece que integrantes do mesmo grupo não se enfrentam na fase classificatória, mas são automaticamente adversários na etapa seguinte.  

ÁGUA MELHORA 

O Água Santa de Diadema também evoluiu bastante durante a competição, depois de primeiras rodadas ainda sem encaixe na marcação. Aos poucos a equipe se aproximou do nível de combatividade do São Bernardo e melhorou as ações ofensivas que tinham o Santo André, até então, como melhor representante da região.  

São Bernardo e Água Santa vão fazer um clássico interessante neste domingo. São dois estilos quase que completamente diferentes. Sobram transpiração e organização tática ao São Bernardo. Não são escassas a inventividade e a leveza do Água Santa. As duas equipes não estão classificadas por acaso.  

Quem acabou perdendo o ritmo durante a competição foi o Santo André, que estacionou há quatro rodadas nos 14 pontos ganhos. O que diferencia o Santo André dos rivais da região é a capacidade financeira.  

RESILIÊNCIA RAMALHINA 

Primo pobre do futebol da região, embora conte com a maior torcida e muito mais tradição, o Santo André sofreu muito nos jogos em casa, quando ganhou apenas cinco dos 18 pontos disputados. Salvou-se nos jogos fora de casa, como indigesto visitante. Ganhou nove dos 15 pontos que disputou. 

Nada surpreendente também: a equipe tem nos contragolpes a maior virtude. Há limitações à construção ofensiva porque falta um centroavante com características mais definidoras e também um meia-ofensivo mais infiltrador.  

Com elenco numericamente limitado, o Santo André também sofreu com a carência de alternativas táticas. Num futebol em que a inteligência artificial dos algoritmos é avançada, os adversários passaram a dar atenção redobrada ao Santo André após as primeiras rodadas de sucesso da equipe.  

A transferência de um centroavante para uma equipe internacional logo após as primeiras rodadas e a contusão de um volante embaralharam o dinamismo da fase de treinamentos. Quando a competição esquentou, a partir da sexta rodada, o Santo André sofreu avarias porque a concorrência melhorou. 



Leia mais matérias desta seção: Esportes

Total de 981 matérias | Página 1

05/03/2024 Risco do Santo André cair é tudo isso mesmo?
01/03/2024 Só um milagre salva o Santo André da queda
29/02/2024 Santo André pode cair no submundo do futebol
23/02/2024 Santo André vai mesmo para a Segunda Divisão?
22/02/2024 Qual é o valor da torcida invisível de nossos times?
13/02/2024 O que o Santo André precisa para fugir do rebaixamento?
19/12/2023 Ano que vem do Santo André começou em 2004
15/12/2023 Santo André reage com “Esta é minha camisa”
01/12/2023 São Caetano perde o eixo após saída de Saul Klein
24/11/2023 Como é pedagógico ouvir os treinadores de futebol!
20/11/2023 Futebol da região na elite paulista é falso brilhante
16/10/2023 Crônica ataca Leila Pereira e tropeça na própria armadilha
13/10/2023 Por que Leila Pereira incomoda tanto os marmanjos do futebol?
10/10/2023 São Bernardo supera Santo André também no futebol
10/08/2023 Santo André prestes a liquidar R$ 10 mi de herança do Saged
13/03/2023 Região dá show e vexame como espelho da realidade
09/03/2023 Sãosanta vai às quartas com nove titulares. O que esperar?
03/03/2023 Sai segunda-feira a seleção da região da Série A-1 Paulista
23/02/2023 São Bernardo é a lógica postergada no Santo André