Imprensa

Perguntas para o
deputado Manente

DANIEL LIMA - 09/05/2024

Dando sequência ao projeto de Entrevista Especial lançado nesta temporada,  associado ao ambiente político-eleitoral, mas também com derivações a outros campos, desta vez o entrevistado é o deputado federal Alex Manente. Vejam as perguntas enviadas: 

CAPITALSOCIAL – De maneira geral, a mídia de grande porte trata as emendas parlamentares como fontes de concorrência desleal na disputa por vagas em qualquer casa de lei, porque privilegia quem está no poder. E como se tem visto, cada vez mais o Congresso Nacional se fortalece nas relações com o Executivo inclusive no reforço de emendas parlamentares. Qual é sua avaliação?

ALEX MANENTE – 

CAPITALSOCIAL -- Qual é o perfil do fluxo dos valores e do destino das emendas parlamentares que o senhor aplica? E quais as localidades beneficiadas? A região teria preferência?

ALEX MANENTE –

CAPITALSOCIAL – O senhor comemorou  durante o governo Jair Bolsonaro a derrota de proposta que pretendia acabar com os editais oficiais de entes públicos em veículos impressos. O que diz sobre o que historicamente se disseminou como sistema que criaria condições insalubres do ponto de vista ético entre veículos de imprensa e as prefeituras?

ALEX MANENTE –

CAPITALSOCIAL – Qual é a posição do senhor no projeto que pretende dar ao Estado o poder de controlar mídias sociais  em conflito com o Marco Civil da Internet?

ALEX MANENTE --

CAPITALSOCIAL – O senhor acredita que o eleitorado de São Bernardo o tem como candidato da direita ou da esquerda? A questão que se coloca é se haveria ou não dúvidas agudas do eleitorado em decifrar seu DNA político-eleitoral, levando-se em conta  desempenho ao longo dos anos.

ALEX MANENTE –

CAPITALSOCIAL – Levando-se em conta que São Bernardo teria quatro candidatos competitivos nas próximas eleições, entre os quais o senhor, Flávia Morando, Luiz Fernando Teixeira e Marcelo Lima, qual seria a dupla que chegaria à finalíssima? Ou tudo será resolvido no primeiro turno?

ALEX MANENTE –

CAPITALSOCIAL – Considera-se que a entrada em cena de Flávia Morando, com o apoio do prefeito Orlando Morando, significaria complicações ao senhor. Primeiro porque ela passou a ocupou um espectro do eleitorado, a classe média tradicional, do próprio tio, sem contar, claro, outros segmentos. Exatamente o que seria seu latifúndio potencial. Segundo porque o senhor teria perdido a possibilidade de trabalhar o eleitorado como herdeiro natural, embora não oficial, de Orlando Morando. Como o senhor observa essa cena eleitoral?

ALEX MANENTE –

CAPITALSOCIAL – Qual a avaliação do senhor sobre o Desenvolvimento Econômico de São Bernardo neste século, quando se constata queda imensa do PIB, sobretudo durante o governo de Dilma Rousseff.

ALEX MANENTE -- 

CAPITALSOCIAL – O senhor admite que tem dificuldades de compreender o que se passa com a economia de São Bernardo e da região como um todo, considerando-se a essa avaliação a baixa frequência com que se dedica ao assunto? Um exemplo, que não caberia ao senhor como ponto negativo, mas de maneira geral à quase totalidade da classe política, é que nos dois anos finais do governo Dilma Rousseff, entre 2015 e 2016, São Bernardo perdeu 22% do PIB. Não tivemos uma catástrofe?

ALEX MANENTE – 

CAPITALSOCIAL – O senhor faz coro ao diagnóstico dos petistas de São Bernardo que atribuem as mais recentes deserções industriais à atual Administração Municipal ou, diferentemente disso, entende que  há encadeamento histórico que,  mais que explicam, definem com precisão a situação a que chegamos?

ALEX MANENTE – 

CAPITALSOCIAL – O senhor está entre  agentes públicos que incensam o Clube dos Prefeitos, oficialmente Consórcio Intermunicipal, ou está aparelhado de senso critico que colocaria a entidade num compartimento de quase inutilidade, porque é incapaz de organizar, planejar ou executar qualquer iniciativa que promova reação econômica da região?

ALEX MANENTE –

CAPITALSOCIAL – O senhor declarou pessoalmente ou transferiu a informação a terceiros dando conta de que haveria um tratado que possibilitaria sua candidatura a prefeito nesta temporada com o apoio de Orlando Morando. Trata-se de informação correta? Se é pertinente, qual teria sido a razão principal à suposta quebra do combinado?

ALEX MANENTE –

CAPITALSOCIAL – São Bernardo tem um eleitorado dividido entre o que chamaríamos de avermelhados e azulados, hoje amarelados, no caso dos eleitores de direita e centro-direita. Nas eleições municipais deste ano teremos componente ainda mais expressivo das redes sociais, cada vez mais politizadas. Lula da Silva ganhou as eleições de 2022 em São Bernardo por escassa vantagem. Na disputa municipal haveria comportamento semelhante do eleitorado? O candidato do PT poderia ser considerado favorito ou muita coisa mudou?

ALEX MANENTE – 

CAPITALSOCIAL – Há demanda nas redes sociais clamando pela transferência de recursos destinados ao Fundo Partidário ao atendimento às vítimas e à infraestrutura devastada pela tragédia no Rio Grande do Sul. O senhor estaria disposto a participar dessa iniciativa ou tudo não passaria de oportunismo?

ALEX MANENTE –



Leia mais matérias desta seção: Imprensa

Total de 1843 matérias | Página 1

08/05/2024 Veja as perguntas ao sindicalista Martinha
07/05/2024 Veja todas as perguntas ao vereador Carlos Ferreira
06/05/2024 Ao Judiciário e ao MP: acusado faz ameaça
29/04/2024 Veja as perguntas para Ailton Lima
19/04/2024 Caiu a casa da cafetina do fantasioso Caso Saul Klein
12/04/2024 Saul vence duas na Justiça e cobra valor da herança
05/04/2024 Veja as perguntas para o vereador Pedro Awada
04/04/2024 Veja perguntas para Colombo responder
01/04/2024 Diário mistifica atuação durante Regime Militar
18/03/2024 Alvarez foi implacável com Paulinho Serra
18/03/2024 Perguntas para o secretário Gavinelli
04/03/2024 Veja as perguntas para Milton Bigucci
01/03/2024 Eduardo Leite capricha em respostas superficiais
01/03/2024 Veja todas as perguntas para Ricardo Alvarez
15/02/2024 Veja todas as perguntas que preparamos a Fausto Cestari
07/02/2024 Veja as perguntas para o Coronel Edson Sardano
06/02/2024 Veja as perguntas para Eduardo Leite responder
05/02/2024 Quatro reportagens e um funeral jornalístico
05/02/2024 Projeto Entrevista Especial começa com Eduardo Leite