Imprensa

Nove meses de cinco anos que
transformariam o Diário (25)

  DANIEL LIMA - 06/02/2020

Foi na edição 32 da newsletter Capital Digital Online que comuniquei a criação do Conselho Editorial do Diário do Grande ABC. Uma inovação histórica. No boletim daquela terça-feira, 16 de novembro de 2004 (portanto, há mais de 15 anos), expus informações básicas sobre a novidade que constava como cláusula pétrea do Planejamento Editorial Estratégico que preparei para o Diário do Grande ABC antes de assumir, em julho, o cargo de Diretor de Redação.  

Os leitores de CapitalSocial vão ler nos próximos tempos muito sobre o Conselho Editorial que deixei de legado ao Diário do Grande ABC – e que não teve continuidade.  

Não se tratava, entretanto, de ineditismo no jornalismo regional. Já efetivara a medida à frente da revista LivreMercado. O que inicialmente era Conselho Consultivo virou Conselho Editorial. Uma das tarefas daquele grupo de profissionais de diversas áreas do Grande ABC selecionados por este jornalista era participar ativamente na avaliação dos cases do Prêmio Desempenho Empresarial, que virou Prêmio Desempenho mais elástico, porque se espalhou por outras atividades. Leiam o que preparei para o Diário do Grande ABC. 

 Edição número 32  

Conselho Editorial do Diário:

participe dessa revolução 

Estamos aguardando até o final da tarde desta quarta-feira a colaboração de todos os profissionais de Redação (e também de outros setores da empresa) à indicação de nomes (com os respectivos telefones) que poderão ser chamados para compor o Conselho Editorial do Diário do Grande ABC. Vejam quais são as áreas que reservamos para o Conselho Editorial logo abaixo. Será um time de especialistas nas respectivas matérias. Só especialistas. 

 Meio Ambiente                

 Hotelaria                    

 Cooperativismo

 Trânsito                          

 Segurança Pública     

 Judiciário

 Logística                         

 Moveleiro                  

 Legislativo

 Marketing                       

 Solidariedade            

 Autopeças

 Publicidade                     

 Decoração                 

 Varejo

 Educação                        

 Urbanismo                

 Sindical

 Finanças públicas          

 Cultura                       

 Criança e Adolescente  

 Regionalidade                 

 Entretenimento          

 Habitação

 Petroquímico                  

 Esporte                      

 Religião

 Plástico                           

 Arquitetura                 

 Tecnologia da Informação 

 Cosmético                      

 Mercado imobiliário   

 Restaurantes

 Turismo                           

 Construção civil

 Gráfico                            

 Exportação                   

Repasso, na sequência, o texto original do capítulo referente à conceituação do Conselho Editorial, que consta do Planejamento Estratégico Editorial que formulamos em março deste ano para o Diário do Grande ABC e cuja aprovação determinou minha chegada à empresa. 

 Conselho Editorial 

Iremos substituir o Conselho do Leitor pelo Conselho Editorial. Não se trata de simples troca de nomenclatura. A mudança é muito mais substantiva, porque invade o terreno do conceito, da especificidade. O Conselho do Leitor é instância estranha no departamento-vitrine da empresa -- o editorial -- porque atinge diretamente quem está envolvido com o público e, consequentemente, com o produto final.  

A composição e as funções atribuídas aos conselheiros-leitores são uma anomalia porque agridem e impactam a corporação no que provavelmente deve oferecer como principal predicado: a autoestima acompanhada de senso de respeito. 

O Conselho do Leitor golpeia a autoestima porque os profissionais acabam avaliados publicamente por leigos no assunto. Por mais que eventualmente haja colaboradores do Conselho de Leitores que possam contribuir para a melhoria do jornal, a exposição de enunciados críticos da forma que se caracterizou -- em espaço fixo nas edições de domingo -- torna tão ansioso quanto receoso o quadro de colaboradores. As repercussões de intranquilidade e insegurança se refletem no produto final. Chuta-se ladeira abaixo uma bola-de-neve de impropriedades que abalam a unidade da equipe. 

Nada mais comprometedor para uma equipe do que se sentir permanentemente ameaçada por avaliações públicas formuladas por não-especialistas. A formalização do Conselho do Leitor nos termos atuais é, portanto, equívoco que será eliminado em sintonia com o encerramento do mandato dos atuais conselheiros.  

Entretanto, isto não quer dizer que a redação estará imune a avaliações internas e externas. Pelo contrário: estabeleceremos medidas cautelares que permitirão medições permanentes do conjunto da redação e também por editoria sem que a medida tenha qualquer conotação de desconfiança e de desautorização, quando não de subversão dos preceitos profissionais. 

Não podemos desconsiderar nessa decisão -- aliás, é o ponto nevrálgico da questão -- que o conteúdo editorial do Diário do Grande ABC, face as atribulações conhecidas de todos, encontra-se em momento decididamente complicado e, portanto, extremamente delicado. Não é de bom alvitre a adoção de qualquer instância avaliativa -- principalmente por leigos -- que exponha publicamente ou mesmo internamente os pecados da publicação.  

Estimula-se a insegurança individual e coletiva, caminho mais curto para a instabilidade emocional e técnica de profissionais que exigem dose diária de estímulo, combinada com senso crítico emanado de quem conhece o ritual da atividade. Ou seja: o Conselho do Leitor seria uma peça de carpintaria editorial aproveitável com adaptações que não convém ressaltar agora, mas num contexto diferenciado do atual.  

Não existe estrutura técnico-emocional para suportar o strip-tease a que são submetidos os jornalistas por leitores que, por mais boa-vontade e interesse que tenham, nem sempre conseguem retirar as peças com um mínimo de competência. O produto que vai às ruas precisa ser entendido de forma muito mais integrada do que simplesmente numa censura pública ao deslize ortográfico. 

Já a introdução do Conselho Editorial significará grande salto de qualidade do jornal rumo à comunidade. Diferentemente do Conselho do Leitor, que vive à caça de descuidos léxicos e analisa superficialmente os assuntos sobre os quais o jornal se dedica a levantar, o Conselho Editorial será integrado por profissionais residentes e atuantes na região. Serão especialistas em diversas áreas. Caberá a esses membros, juntamente com alguns jornalistas da equipe de redação, a tarefa de construir coletivamente um novo perfil de produção do jornal, absolutamente sintonizado com o macroplanejamento editorial. 

Caberá ao Conselho Editorial não a procura de escorregões da língua pátria, obrigação técnica de quem está na redação, mas a introdução de conhecimentos específicos na linha editorial do jornal.  

Os membros do Conselho Editorial que fazem parte da comunidade trarão experiências vividas para o interior do jornal, sempre em encontro coordenado pelo diretor editorial e pelos editores-chefes do Diário do Grande ABC e de LivreMercado. Especialistas em educação, marketing, urbanismo, transporte, segurança, meio ambiente, legislação, economia, entre tantas outras áreas, vão integrar-se à redação como cérebros complementares. Serão espécies de consultores a quem poderemos reservar, também, espaços editoriais como colunistas fixos ou eventuais. 

Formularemos um código específico de atuação dos membros do Conselho Editorial. Estabeleceremos algumas condições que darão ao organismo caráter de compromisso exclusivo, evidentemente sem remuneração, mas nem por isso excluído de eventuais programas de compartilhamento de marketing que trataremos de definir na sequência de nossos trabalhos. 

Haveremos de tornar o Conselho Editorial tão respeitado que suas repercussões em muito colaborarão para o fortalecimento editorial do jornal e o aperfeiçoamento da linha editorial da revista.  

Os integrantes do Conselho Editorial serão convidados pelo diretor de redação porque cada peça requisitada fará parte de uma engrenagem de complementaridade temática que não se esgotará nos conhecimentos individuais específicos. Avançará inexoravelmente em direção aos macropressupostos de reorganização da companhia na área editorial.

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